O município de Brasiléia, interior do Acre, que já foi intitulado de Brasília, completa nesta quarta-feira (3), 114 anos de emancipação política. Localizada há 237 quilômetros da capital Rio Branco, a cidade foi fundada nas terras dos indígenas Catianas e Maitenecas, no Seringal Carmem, quando o Acre já era território do Brasil.
O processo de criação da cidade, se deu pela a escolha de uma área do Seringal Carmen para a instalação da justiça do 3º Termo Judiciário da Comarca de Xapuri e do juiz Fulgêncio de Paiva. Localizada à margem esquerda do Rio Acre, próximo à Cobija/BO, muitos brasileiros que residiam em terras bolivianas foram os responsáveis pela povoação de Brasiléia.
Brasiléia é considerada a cidade fronteiriça mais conhecida do Acre, sendo separada por apenas 150 metros da Bolívia. Em fevereiro de 2024, a cidade enfrentou a maior enchente de sua história, com 75% do município sendo atingido pela cheia do Rio Acre.
Em comemoração aos 114 anos de emancipação, Brasiléia se prepara para 3 dias de festividades na cidade, o tradicional carnaval fora de época. A festa ocorrerá entre os dias 5 e 7 de julho, na Praça Hugo Poli, prometendo muita música, alegria e diversão para moradores e visitantes.