Com a presença de Lula e Alckmin, Jorge Viana inaugura sede própria da ApexBrasil e celebra a abertura de 500 mercados internacionais
Em evento muito prestigiado, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) inaugurou sua sede própria, em Brasília, em cerimônia que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de ministros de Estado, parlamentares, autoridades dos Poderes da República, representantes do setor produtivo e colaboradores da Agência.
O evento marcou um momento histórico para o comércio exterior brasileiro: a abertura de 500 novos mercados internacionais entre 2023 e 2025, resultado de uma atuação integrada liderada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com participação direta da ApexBrasil, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Criada oficialmente em 2003, a ApexBrasil passa, pela primeira vez em sua história, a contar com uma sede própria, concebida para atender às necessidades estratégicas da instituição e fortalecer sua atuação como vitrine do Brasil no mundo.
Uma conquista institucional histórica
“Hoje vivi o dia mais importante da minha vida nesta missão de presidir a ApexBrasil. Fiz questão de realizar esta inauguração na presença do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin, de ministros de Estado, de autoridades dos Poderes da República e de representantes do agronegócio, da indústria e do comércio brasileiro. A Apex foi criada pelo presidente Lula, em 2003, e durante 22 anos funcionou em imóveis alugados. Hoje, finalmente, ela tem sua sede própria”, disse Jorge Viana.
Segundo Jorge, além de representar uma economia estrutural significativa, a sede consolida a maturidade institucional da Agência.
“Pagávamos cerca de R$ 900 mil por mês em aluguel. Agora, temos um edifício próprio, já premiado internacionalmente antes mesmo de sua inauguração, que se torna um símbolo do papel estratégico da ApexBrasil na promoção da imagem comercial do Brasil”.
Do Acre ao mundo: uma trajetória que ajuda a explicar o presente
Ao contextualizar a importância do momento vivido à frente da ApexBrasil, Jorge Viana fez um resgate de sua trajetória na vida pública, destacando especialmente sua atuação no Acre, experiência que, segundo ele, foi determinante para a visão de desenvolvimento, integração e abertura de mercados que hoje orienta o trabalho da Agência.
Da Prefeitura de Rio Branco ao Governo do Estado
“Por onde passei na minha vida pública, procurei deixar resultados concretos. Na Prefeitura de Rio Branco, realizamos obras estruturantes, como o Parque Chico Mendes, promovemos mudanças profundas com o programa Habitar Brasil, ampliamos avenidas, construímos escolas e unidades de saúde. No Governo do Estado, esse trabalho se expandiu para todo o Acre”.
Como governador, Jorge Viana liderou um processo de transformação estrutural no estado, com forte investimento em infraestrutura, integração regional e reorganização da economia acreana.
“No governo, ligamos o Acre ao Pacífico, construímos pontes com a Bolívia e o Peru, promovemos uma mudança profunda na economia do estado e conseguimos ampliar em cinco vezes o Produto Interno Bruto do Acre”.
Acre, integração com o Pacífico e visão de futuro
Ao aprofundar esse resgate, o presidente da ApexBrasil destacou que o Acre foi pioneiro na estratégia de integração internacional do Brasil, ainda no início dos governos Lula, quando a rota do Pacífico começou a ser desenhada como alternativa logística e comercial para o país.
“O Acre foi o estado em que eu e o presidente Lula fizemos a ligação do Brasil com o Pacífico. Foi a primeira conexão do país com o Peru e com a Bolívia, há mais de 20 anos, quando já sonhávamos com a integração regional e com a possibilidade de exportação por essa rota.
O Acre é o estado brasileiro mais próximo do Pacífico e hoje já exporta por essa via, graças a esse trabalho conjunto.
E os tempos que temos pela frente, com o acordo Mercosul–União Europeia e com a atuação da Apex e do governo brasileiro na Ásia, apontam para um cenário muito promissor: o Acre pode dar muito certo como estado exportador e como uma rota estratégica de ligação do Brasil com a Ásia”.
Segundo Jorge, essa experiência construída na Amazônia ajuda a compreender a atual estratégia da ApexBrasil de ampliar mercados, diversificar destinos e fortalecer regiões historicamente menos inseridas no comércio exterior.
Um edifício-conceito aberto à sociedade
Projetada para ser mais que um espaço administrativo, a nova sede da ApexBrasil foi concebida como um equipamento urbano integrado à cidade e à população.
Arquitetura, sustentabilidade e cultura
“Este prédio é um edifício-conceito, uma verdadeira vitrine do Brasil. São 17 mil metros quadrados, onde nossos colaboradores terão um ambiente de trabalho extraordinário e, ao mesmo tempo, o espaço se transforma em um centro cultural aberto à população, com teatro, cinema, áreas de exposição, restaurante e cafeteria, de frente para o Parque da Cidade Sarah Kubitschek”.
O edifício Lotus 903 segue rigorosos padrões de sustentabilidade e eficiência energética e já recebeu reconhecimento internacional, como o Iconic Awards 2025 – Innovative Architecture e o German Design Award 2025, que destacam projetos arquitetônicos visionários e inovadores.
Brasil volta a ser protagonista no cenário internacional
Durante a cerimônia, Jorge Viana ressaltou o reconhecimento do presidente Lula ao trabalho desenvolvido pela Agência e ao reposicionamento do Brasil no cenário global.
A retomada do protagonismo brasileiro
“O presidente Lula fez questão de ressaltar a importância do trabalho da ApexBrasil e destacou que o Brasil voltou a ser protagonista no mundo. Ele afirmou, de forma muito clara, que as 19 missões presidenciais e as cinco missões vice-presidenciais realizadas não teriam sido possíveis sem a Apex, que coordenou essas ações junto ao Itamaraty e aos ministérios parceiros”.
Expansão global e fortalecimento institucional
Jorge destacou ainda as transformações internas e a ampliação da presença internacional da ApexBrasil nos últimos anos.
Mais presença no Brasil e no mundo
“Estamos promovendo uma grande mudança na vida dos 340 colaboradores da Apex, com a construção do melhor plano de carreira da história da instituição. Ao mesmo tempo, ampliamos nossa presença no Brasil, com novos escritórios em Cuiabá, Salvador e Belo Horizonte, e no exterior, com unidades em Washington, Shenzhen, Portugal e Singapura, além da abertura de novos escritórios na África”.
Perspectivas para o futuro
Ao final, Jorge Viana projetou um horizonte de crescimento sustentado para o Brasil, ancorado na integração internacional e na estabilidade econômica.
Um projeto de longo prazo para o país
“O sonho agora é a consolidação do acordo Mercosul–União Europeia, que formará o maior bloco econômico do mundo. Queremos ver o Brasil prosperar, entrar em uma fase de crescimento duradouro, com emprego pleno, inflação baixa e desenvolvimento sustentável”, finalizou.