×

Últimas

Com apenas 14 anos, estudante da rede pública estadual é aprovada em 14 graduações e conquista 1º lugar em concurso público no Acre

A estudante acreana Ana Joyce do Carmo Gomes, de apenas 14 anos, aprovada em 14 cursos de graduação em diferentes instituições de ensino superior do país e em primeiro lugar em um concurso público municipal, é um exemplo do potencial da educação pública no estado.

Aluna do Colégio Militar Tiradentes, em Rio Branco, a adolescente é acompanhada pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), que estimula o desenvolvimento de estudantes talentosos. A jovem divide a rotina entre os estudos e a música, mantendo o sonho de cursar Medicina na Universidade de São Paulo (USP).

A trajetória de Ana Joyce, apoiada pelo NAAH/S, demonstra o sucesso de políticas públicas voltadas para identificar e desenvolver estudantes com altas habilidades.

O núcleo, vinculado à Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), oferece atividades complementares, suporte pedagógico e capacitação para professores, garantindo que esses alunos possam desenvolver seu potencial.

Além da escola, a rotina da adolescente inclui aulas de inglês e música, além de um curso preparatório para o Enem 2026.

“Eu fiz os vestibulares por curiosidade, só para ver o que acontecia. Nem imaginava que fosse passar em todos e ainda ficar em primeiro lugar no concurso,” afirma Ana.

Ana Joyce também é uma musicista talentosa, dominando mais de dez instrumentos. Ela já representou o Acre em um concerto no Teatro Amazonas, em Manaus. A mãe, Vânia do Carmo Nery, destaca a facilidade da filha em aprender desde a infância, enquanto o professor Marcelo Wiliam Fernandes, do NAAH/S, ressalta a disciplina e paixão da aluna pela música.

“A Ana Joyce é uma aluna notável. Demonstra familiaridade com a música, disciplina e paixão pelo que faz. Ela é uma referência para os colegas, participa ativamente dos eventos e representa o núcleo com excelência”, afirma.

A jovem reforça a importância do apoio da escola e dos professores em sua jornada.

“A escola e os professores sempre me incentivaram muito. Sou grata a todos que me ajudam e acreditam em mim”, diz a jovem.