×
Imagem destaque

Últimas

Com atuação conjunta entre órgãos da agenda ambiental, Acre reduz em 73% o número de focos de queimadas em julho

O Acre reduziu em 73% o número de focos de queimadas em julho 2025, se comparado com o mesmo período de 2024. Os dados foram qualificados e quantificados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), que subsidia os órgãos que fazem parte da agenda ambiental no enfrentamento aos eventos extremos, e são baseados nas análises do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).Acre apresentou redução de focos de queimadas em julho.

De 1º a 31 de julho de 2025 o estado registrou 163 focos de queimadas, sendo que no mesmo período de 2024 foram detectados 603. O governo do Acre tem atuado junto aos órgãos não apenas estaduais, mas também federais, e não tem medido esforços neste enfrentamento aos ilícitos ambientais.

A redução demonstra o compromisso do estado em trabalhar com as ações de fiscalização, sensibilização, por meio da educação ambiental, realização de mutirões de regularização ambiental, lançamento da campanha “Respeite a Vida: Não Desmate, Não Queime”, e a Operação Contenção Verde, deflagrada ainda em fevereiro deste ano, realizada de forma contínua, e que está em sua 3ª fase.

O presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), André Hassem, reforça que o Acre tem atuado diuturnamente no enfrentamento aos crimes contra o meio ambiente, não apenas como forma punitiva, mas também educativa. Ele reafirma que a atuação conjunta dos órgãos, com a coordenação da Casa Civil, tem feito a diferença no trabalho integrado.

“É realmente uma união entre todos os órgãos, tanto do governo estadual, como federal. Os dados de redução são analisados pelo Cigma, diretamente ligado à Secretaria de Meio Ambiente e são usados por todos nós no enfrentamento. O Imac, como principal órgão executor e fiscalizador, tem trabalhado com todos os técnicos em campo, em conjunto com os demais entes que fazem parte da agenda ambiental, e podemos ver que estamos no caminho certo e que não podemos parar”, ressaltou.Operação Contenção Verde já está na terceira edição.

Redução na Amazônia Legal

Os focos de queimadas também reduziram em toda a Amazônia Legal. Em julho de 2025 foram registrados 2.183 focos. Para o mesmo período em 2024 (1 a 31 de julho) foram 11.434 focos, uma redução de 81%.

Entre os estados que compõem essa região, o Pará apresentou 837 focos, seguido de Mato Grosso, com 558 focos; Amazonas, com 278 focos; Rondônia, com 176 focos; Acre com 163 focos, seguido do Maranhão, 132; Roraima, 18 focos; Tocantins,16; e Amapá, com cinco focos. Assessoria Secom.