×

Últimas

Com aval de Lula, Gleisi Hoffmann anuncia corte de cargos do Centrão

O governo federal, por meio da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, iniciou um processo de reorganização de sua base de apoio no Congresso Nacional.

A medida, que conta com a aprovação do presidente Lula, inclui a exoneração de parlamentares de partidos do centrão que votaram contra o governo em uma medida provisória relacionada ao IOF, que perdeu a validade sem ser votada.

Segundo a ministra, a ação busca garantir o apoio da base governista em futuras votações.

“Vamos reorganizar a base do governo e fazer as mudanças necessárias, com muita responsabilidade. Mas quem quiser estar no governo deverá ser voto do governo no Congresso”, disse Gleisi.

Partidos como o PP, PSD, Republicanos e MDB serão afetados pelos cortes, com algumas demissões já efetivadas, como as de líderes do PP e PSD na Caixa Econômica Federal e no Ministério da Agricultura, e de membros do MDB no Dnit.

A reorganização visa cobrar posição de quem estiver na base do governo, que será reorganizada, conforme a declaração da ministra, que enfatizou que as mudanças estão sendo feitas com muita responsabilidade.