×
Imagem destaque

Últimas

Com “cirurgia do século”, Fundhacre avança na ortopedia e passa a ofertar prótese de quadril pelo SUS

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) realizou, nesta semana, uma artroplastia total de quadril (prótese de quadril) reconhecida internacionalmente pela revista médica The Lancet como “a cirurgia do século”, por sua alta taxa de sucesso, tecnologia avançada e impacto direto na qualidade de vida de pacientes com problemas graves na articulação do quadril. O procedimento ortopédico passa a ser ofertado regularmente na rede pública de saúde do Estado.Procedimento foi realizado com sucesso no centro cirúrgico da Fundhacre.

A cirurgia foi realizada no centro cirúrgico da Fundhacre e a equipe responsável contou com os ortopedistas Roneido Teófilo, Robson Souza e Levi Oliveira, que destacaram a importância do procedimento e os benefícios que ele traz. “Essa é uma cirurgia que a gente indica quando o paciente já tem desgaste intenso da articulação. A dor limita, impede de caminhar, de trabalhar. Com a artroplastia, ele ganha de volta essa mobilidade”, explicou o Dr. Roneido.

O paciente beneficiado foi Antônio José Lima, de 66 anos, morador de Rio Branco, que há nove anos convivia com dores crônicas e dificuldades de locomoção por conta dos efeitos da psoríase, doença inflamatória que compromete a articulação do seu quadril. “Há anos que preciso de bengala para me locomover. Eu só não sentia dor quando estava deitado ou sentado. Começava a andar, a dor voltava na mesma hora. Caminhar sem dor, de novo, vai ser uma das melhores coisas da minha vida”, disse ele.Antônio passou pela cirurgia e inicia uma nova fase com mais qualidade de vida.

A presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, ressaltou que a iniciativa foi possível graças a um esforço articulado entre equipes médicas, técnicos, gestão hospitalar e o olhar atento do governo para as demandas da população. “É disso que se trata. De olhar para um homem que passou anos dependendo de uma bengala e poder dizer: a partir de hoje, você vai poder andar sozinho. Isso não é só medicina, é um compromisso com o humano. E é isso que o governo do Estado está construindo”.

“É uma das cirurgias com maior potencial de devolver qualidade de vida em pouco tempo. O paciente que entra com dor severa, que não consegue andar, já percebe alívio logo no pós-operatório. E em semanas, com reabilitação, volta a ter uma vida funcional”, destacou o Dr. Robson. Já o Dr. Levi, também ortopedista, acrescentou: “É um procedimento seguro, com recuperação tranquila. Por isso, ela foi considerada a cirurgia do século e agora passa a ser oferecida aqui na Fundhacre”.Prótese de quadril entra para a lista de procedimentos oferecidos pela Fundhacre.

O avanço faz parte de uma nova etapa de ampliação da capacidade cirúrgica da Fundhacre, com foco em procedimentos de média e alta complexidade. Com a nova oferta, o objetivo é atender mais pacientes que aguardam esse tipo de cirurgia dentro do sistema público de saúde do Acre, evitando que precisem se deslocar para outros estados. Com uma equipe multidisciplinar qualificada e infraestrutura moderna, o complexo hospitalar se destaca como referência em tratamentos especializados na Região Norte. Assessoria Secom.