Com investimento de R$ 1,2 milhão, Governo do Acre conclui calendário de regularização fundiária de 2025 no Bujari
O Governo do Acre através do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), realizou nesta terça-feira (16), a última solenidade de entrega de títulos definitivos de 2025, marcando o encerramento do calendário anual de regularização fundiária no estado. O evento ocorreu no município de Bujari e reuniu autoridades estaduais, lideranças comunitárias, representantes de igrejas e famílias beneficiadas pelo programa.
Durante a cerimônia, o governador Gladson Camelí destacou que a entrega dos títulos representa a concretização de um sonho para muitas famílias e instituições religiosas, que passam a ter o domínio legal sobre suas propriedades.
“Também significa o incremento econômico importante para o município, porque a partir desse documento que vocês estão recebendo, poderão realizar uma série de atividades e melhorias que se refletirá no comércio local”, disse Camelí.
Camelí ressaltou ainda que o investimento na ação foi de R$ 1,2 milhão, recurso oriundo exclusivamente dos cofres do Estado. Para o governador, trata-se de um uso responsável e eficiente do dinheiro público, direcionado diretamente para beneficiar as famílias do Bujari e fortalecer a economia local.
Também esteve presente na solenidade, a vice-governadora Mailza Assis, que destacou que a política de regularização fundiária desenvolvida pelo governo do Estado através do Iteracre, representa um avanço significativo na promoção da dignidade e na melhoria da qualidade de vida da população.
“Significa para nós que estamos à frente do governo e imagino quanto significa para vocês que estão a partir de hoje de posse desse documento que vai refletir investimento na sua propriedade”, disse Mailza.
A presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Gabriela Câmara, também enfatizou a importância do momento para milhares de acreanos que aguardavam pela segurança jurídica de seus imóveis. De acordo com ela, somente em 2025 foram entregues cerca de 7 mil títulos definitivos em todo o estado, beneficiando diretamente 7 mil famílias que deixaram a condição de irregularidade e insegurança jurídica.
“O governador que mais investiu, são 36 milhões de reais, que possibilitou a entrega somente neste ano de 7 mil títulos definitivos, são 7 mil famílias que saíram da irregularidade, que saíram da insegurança jurídica e agora vão dormir tranquilos com a certeza”, destacou a presidente do Iteracre.