Com sistema inovador, Xapuri passa a ter videomonitoramento e cerco eletrônico para fortalecer segurança no município
O governador Gladson Camelí cumpriu agenda nesta sexta-feira, 5, em Xapuri, anunciando novos investimentos para o município. Durante a tarde, foi entregue à população a implantação de um moderno sistema de videomonitoramento e cerco eletrônico, destinado a reforçar a segurança pública na região de fronteira e aprimorar o controle do fluxo de pessoas e veículos na cidade.Com 40 câmeras, cerco de monitoramento cobre quase toda a cidade de Xapuri.
Com aporte de R$ 1.506.339,50, o sistema reúne tecnologia de ponta, como videomonitoramento com reconhecimento facial, banco de dados integrado, pontos de captura de placas, 30 câmeras fixas e uma rede de fibra óptica que interliga todo o sistema, garantindo maior eficiência e agilidade nas ações de fiscalização.
Com a nova implantação, sobe para 11 o número de cidades que possuem essa tecnologia que ajuda no combate à criminalidade. Câmeras conseguem fortalecer recursos humanos e garantir mais agilidade nas investigações. Foto: Alefson Oliveira/Secom
O projeto de videomonitoramento já tem 12 anos de implementação no Acre, com cerca de 700 câmeras que ajudam a combater a criminalidade na capital e no interior. As imagens captadas são monitoradas em tempo real pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), contribuindo não apenas para a prevenção de delitos e apoio a ações operacionais, mas também como ferramenta essencial nas investigações criminais, auxiliando na identificação de suspeitos e na elucidação de ocorrências.
Os municípios que já têm câmeras de videomonitoramento, além de Xapuri, são: Brasileia, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Capixaba, Sena Madureira, Manoel Urbano, Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Agência de Notícias