Rio Branco, AC, 23 de novembro de 2024 21:04
img_4415.jpg

Comandante do exército anuncia golpe de Estado na Bolívia e caos se instala na região

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O general Juan José Zúñiga anunciou, nesta quarta-feira, 26, declarou golpe de Estado na Bolívia.

A decisão aconteceu após militares cercarem o Palacio Quemado, sede do governo boliviano. O comandante do Exército se deslocou para o local em um tanque de guerra. Quando chegou à sede do governo, o militar exigiu “mudança de gabinete” e tentou entrar no local em um veículo blindado.

Pouco antes da movimentação, o presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou “movimentação irregular” do Exército e pediu que a democracia no país seja respeitada.

A tentativa de golpe liderada pelo general Juan José Zúñiga acontece um dia após o ex-comandante do Exército ter sido destituído do cargo.

Reação internacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou à imprensa que pediu informações ao governo da Bolívia sobre a denúncia de uma tentativa de golpe de Estado no país. Ainda nesta quarta-feira, o presidente brasileiro vai se encontrar com o assessor especial Celso Amorim e com o chanceler Mauro Vieira para uma reunião de emergência sobre a tentativa de golpe no país vizinho.

“Eu fui informado agora. Pedi para o meu ministro [das Relações Exteriores] entrar em contato para a gente ter certeza, porque a gente não pode ficar anunciando coisa que depois não acontece”, disse Lula ao ser questionado.

“Eu quero informações. Eu pedi para o ministro Mauro [Vieira] ligar par a Bolívia, ligar para o presidente, para o embaixador brasileiro, para a gente ter certeza e dar uma posição. Como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. Golpe nunca deu certo”, acrescentou ainda Lula.