×

Últimas

Confira a programação da participação do Acre na COP30

Mais um ano presente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o Acre participa da 30ª edição encontro, que tem como foco a agenda ambiental. O Estado chega a Belém (PA) com uma vasta programação, que destaca suas políticas públicas e apresenta painéis sobre governança climática, conservação da floresta, valorização dos povos indígenas e soluções sustentáveis desenvolvidas na região, reforçando o compromisso acreano com o desenvolvimento verde e a preservação da Amazônia.COP30 é realizada em Belém, no Pará.

O evento de alto nível se inicia nesta segunda-feira, 10, e se estende até o dia 21, no Parque da Cidade. A COP30, promovida pela United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), é a conferência anual em que quase todos os países do mundo – “as partes” da UNFCCC – se reúnem para negociar e dar seguimento às obrigações internacionais de combate às mudanças climáticas. Só é permitido o acesso com credencial.

As reuniões são realizadas em duas zonas: Zona Azul (Blue Zone) – centro oficial das negociações da UNFCCC para a COP30 e a Zona Verde (Green Zone) – aberta ao público, administrada pelo Brasil para engajamento da sociedade civil, empresas, universidades e comunidades. O acesso é sem credenciamento para grande parte das atividades.

Confira a programação

Segunda-feira, 10

10h – Abertura do Hub Amazônia (Pavilhão Brasil) na Blue Zone, com a presença dos nove governadores da Amazônia Legal. O painel será realizado no Hub Consórcio da Amazônia Legal (CAL), na Zona Azul.

11h30 – Painel Repartição de Benefícios em Programas Jurisdicionais de REDD+ – Experiência do Acre, com a presença do governador Gladson Camelí. Outros painelistas: presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IC), Jaksilande Araújo; secretária Extraordinária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho. O painel será realizado no Hub Consórcio da Amazônia Legal (CAL), na Zona Verde.

15h – Apresentação das entregas coletivas dos estados da Amazônia Legal na COP30. O painel contará com a presença do governador Gladson Camelí.

Terça-feira, 11

9h – Painel “O Acre no caminho certo” – as experiências de soluções climáticas inovadoras no Acre. Painelistas: secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho; procurador do Meio Ambiente, Rodrigo Neves; coordenadora da unidade gestora do Programa REM Fase II na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marta Azevedo. O painel será realizado no Hub Consórcio da Amazônia Legal (CAL), na Zona Azul.

13h45 – Lançamento da “Estratégia Amazônia 2050: plano estruturante de longo prazo que consolida uma visão convergente dos estados da Amazônia brasileira: a Amazônia que queremos em 2050”.

14h – Lançamento da CAL2050, plataforma integrada que centraliza dados geoespaciais, painéis dinâmicos e informações legais sobre os nove estados da Amazônia Brasileira. A ferramenta conecta-se a bases oficiais federais e estaduais, fortalecendo a transparência e a governança de dados.

14h15 – Apresentação do Termômetro Amazônico, motion interativo que permitirá acompanhar a contribuição da Amazônia para as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs)brasileiras e o esforço regional de conservação desde 1985.

Quarta-feira, 12

13h45 – Lançamento do projeto Ativos Ambientais de Proteção Integral da Amazônia Legal, iniciativa inédita voltada ao financiamento da conservação ambiental e à construção de soluções baseadas na natureza, com foco em créditos de biodiversidade. Na COP30 será apresentada a primeira fase do projeto, com suas entregas norteadoras.

13h45 – Lançamento da Cartilha de Regularização Fundiária da Amazônia Legal, material de referência que apresenta os principais gargalos, soluções e iniciativas em curso voltadas à regularização fundiária na Amazônia brasileira, contribuindo para o ordenamento territorial e o desenvolvimento sustentável da região.

Quinta-feira, 13

9h – Painel “Governança e verde e monitoramento integrado do Estado do Acre”, realizado no Hub Consórcio da Amazônia Legal (CAL), na Zona Verde.

11h30 – Evento paralelo da Força-Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas (GCF Task Force), que será realizado na Side Event Room 3, na Zona Azul.

12h15 – “Enfrentar a desinformação sobre clima: o papel e a sustentabilidade do jornalismo”. Painelistas: secretária de Comunicação do Acre e coordenadora da Câmara Setorial de Comunicação do Consórcio da Amazônia Legal, Nayara Lessa.

15h15  Evento comemorativo dos 15 anos do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), realizado na Casa da Biodiversidade e Clima da Associação Brasileira das Entidades de Meio Ambiente (Abema), Rua Boaventura da Silva, 955, Nazaré.

Abema Day
Sexta-feira, 14

9h – Painel conjunto – “Soluções: integridade da informação e justiça climática”; “Integridade da informação e desinformação climática na Amazônia”, com participação das secretarias de Estado de Comunicação (Secoms ligadas ao CAL). O painel será realizado no Hub Consórcio da Amazônia Legal (CAL), na Zona Azul.

9h – “Emergência em biodiversidade e emergências climáticas”, evento realizado na Casa da Biodiversidade e Clima da Abema.

15h15 – Painel “PPCDQ Acre: um modelo de sucesso subnacional para a conservação da Amazônia e o cumprimento das metas climáticas globais”.

Painelistas: secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho; comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Santos; coordenadora-geral da Diretoria de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Flávia Leite; coordenadora da unidade gestora do Programa REM Fase II na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marta Azevedo; diretora do Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Incêndios do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Roberta Cantinho; e coordenador do Grupo de Comando e Controle Ambiental, Quelyson Souza. O painel será realizado no Hub Consórcio da Amazônia Legal (CAL), na Zona Verde.

Sábado, 15

9h – Painel “Povos indígenas do Acre: territórios vivos, soluções climáticas reais”. Painelistas: diretora da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Nedina Yawanawá; presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo; chefe da Divisão de Produção Familiar e coordenador do Programa Estadual do Cacau na Secretaria de Agricultura (Seagri), Marcos Rocha; secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho; coordenadora da unidade gestora do Programa REM Fase II, na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marta Azevedo; secretário executivo da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas, GCF Task Force (GCF-TF) no Brasil, Carlos Aragon; e o diretor do Environmental Defense Fund (EDF), sigla em inglês para Fundo de Defesa do Meio Ambiente, Steve Schwartzman. O painel será realizado no Hub do CAL, na Zona Azul.

Terça-feira, 18

11h30  – Governança e Monitoramento Integrado no Estado do Acre. Painelistas: vice-governadora Mailza Assis; comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Santos; secretária de Comunicação, Nayara Lessa; secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho; diretor de Licenciamento Ambiental de Atividades Rurais, Florestais e Fauna do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Ivo Péricles dos Santos;  subcomandante-geral da Polícia Militar do Acre (PMAC), coronel Kleison Albuquerque. O painel será realizado no Hub Consórcio da Amazônia Legal (CAL), na Zona Verde.

Quarta-feira, 19

9h – Painel “Governança verde: modelo acreano de resiliência climática”. Painelistas: vice-governadora do Acre, Mailza Assis; comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Santos; secretária adjunta da Sema, Renata Souza; secretário adjunto da Secretaria de Agricultura (Seagri), Edivan Azevedo; secretaria extraordinária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; e assessora técnica para Assuntos Internacionais da Casa Civil (Secc), Aline Albuquerque. O painel será realizado no Hub do Consórcio CAL, na Zona Azul.

13h45 – Painel conjunto “Agroflorestas, água e resiliência climática na Amazônia (AC, MA, PA)”, realizado no Hub do CAL, na Zona Azul.

Quinta-feira, 20

9h – Painel conjunto “Cacau Amazônico: inovação, conservação e mercado global (AC, PA, AP)”, realizado no Hub do CAL, na Zona Azul.

12h45 – Painel conjunto “Pecuária sustentável, redução de emissões e recuperação de áreas degradadas na Amazônia Legal”, realizado no Hub do CAL, na Zona Azul.