Rio Branco, AC, 19 de setembro de 2024 06:00
img_0111.jpg

Conselho Regional de Medicina do Acre emite nota de repúdio acerca das mudanças no sistema de residências médicas

Facebook
Twitter
WhatsApp

“O Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC) e a Comissão de Educação Médica Continuada do CRM-AC vêm a público expressar veementemente seu repúdio ao Decreto n° 11.999/24, que promove mudanças na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A medida, publicada recentemente pelo governo federal, causa profunda preocupação ao alterar as funções de regulação, supervisão e avaliação dos programas de residência médica. Ao modificar a composição da CNRM, a mencionada alteração amplia a presença de entidades políticas, em detrimento da representatividade das entidades médicas, comprometendo assim a qualidade e a excelência da formação de médicos especialistas no Brasil.

É fundamental ressaltar que a segurança e a eficácia dos atendimentos médicos são pilares essenciais para a prática médica de qualidade em nosso país. Portanto, qualquer mudança que possa comprometer tais critérios técnicos em prol de interesses políticos é inaceitável e merece nossa mais firme reprovação.

O CRM-AC e a Comissão de Educação Médica Continuada do CRM-AC convocam todos os profissionais da medicina e a sociedade em geral a unir esforços para reverter essa decisão unilateral, que coloca em risco não apenas a formação de médicos especialistas, mas também a saúde e o bem-estar da população acreana.

Diretoria do CRM-AC

Comissão de Educação Médica Continuada do CRM-AC”