Um vídeo de uma menina de apenas 9 anos, aluna do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Sesi, tem repercutido amplamente nas redes sociais. No registro, a jovem aparece realizando um trabalho escolar de História em frente à obra do viaduto na rotatória da AABB, em Rio Branco, executada pela Prefeitura Municipal (PMRB).
No vídeo, Ana Lívia questiona quando as melhorias no trânsito serão concluídas e critica o congestionamento intenso na região, que se arrasta há meses.
Em entrevista ao Alerta Cidade, a mãe da menina, Aline Lima, explicou que a filha demonstra indignação pelo tempo que perde no trânsito para ir à escola e que a frase estampada em uma placa no local — “O transtorno passa, mas a obra fica” — causa desconforto frequente na criança.
“Ela se irrita toda vez que lê essa placa. Passamos muito tempo na região por causa do trânsito, e, quando recebeu a tarefa de fazer um trabalho escolar, ela decidiu abordar esse tema. Para ela, isso incomoda muitas pessoas, o que é verdade. Ela teve a ideia, pediu ao pai que gravasse o vídeo e até ajudou na edição,” contou a mãe.
A autenticidade e o senso crítico da menina conquistaram a internet, levantando debates sobre os atrasos na obra e o impacto no cotidiano dos moradores.