×

Últimas

Cruzeiro do Sul celebra 121 anos de história, tradição e desenvolvimento

A “Princesinha do Juruá” comemora neste domingo (28) 121 anos de fundação. Segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul se consolida como referência econômica, cultural e social do estado, abrigando uma população de 91,8 mil habitantes, segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais do que homenagens, a data é marcada por investimentos do governo que fortalecem a importância da cidade e impulsionam seu crescimento, reafirmando sua posição como um lugar próspero, promissor e estratégico para o desenvolvimento acreano.

Reconhecida por suas ladeiras íngremes e pelo forte apego às tradições, Cruzeiro do Sul carrega símbolos que atravessam gerações. O maior deles é a farinha de mandioca, produto que se tornou um verdadeiro patrimônio da região. Reconhecida em todo o Brasil e até no exterior, a farinha de Cruzeiro do Sul foi o primeiro produto do Acre a receber o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

O item essencial da culinária amazônica é motivo de orgulho local, sustento de centenas de famílias e protagonista do festival que leva o seu nome, realizado em parceria entre governo e prefeitura. Mais do que um alimento, representa a identidade de um povo e a força de uma cidade que, aos 121 anos, segue crescendo sem abrir mão de suas raízes.