Na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (23), o governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), anunciou uma nova mudança na coordenação da Representação da SEE no município de Bujari. Esta é a terceira alteração na gestão da pasta em apenas um ano.
Em 2023, a coordenação estava sob o comando de Maria Zilmar, que deixou o cargo para assumir a Secretaria de Estado de Ação Social e Direitos Humanos (SEASDH), atualmente ocupada pela vice-governadora Mailza Assis. Desde então, a pasta da educação estadual em Bujari passou por diversas modificações internas. Na mais recente mudança, Francisco Carneiro de Lima foi nomeado como o novo coordenador geral da Representação da SEE em Bujari.
Jogo político
Nos bastidores, a nova gestão é vista como uma manobra política para fortalecer a posição do atual prefeito de Bujari, João Edvaldo, conhecido como Padeiro, que tem como apoiador, o novo coordenador da pasta estadual na cidade. Essa mudança é interpretada como uma resposta à crescente popularidade do pré-candidato a prefeito Michel Marques (UB), que recentemente recebeu apoio do PSDB e de Maria Zilmar.
Por outro lado, a irmã de Maria Zilmar, a ex-vereadora Maria Aparecida, é a pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Padeiro, o que gerou uma divisão nos interesses políticos da família.
A nomeação de Francisco Carneiro de Lima para a coordenação geral da Representação da SEE em Bujari reflete a complexa rede de alianças e disputas políticas que permeiam a administração pública local.