Rio Branco, AC, 18 de abril de 2025 04:36
img_1867-1.jpg

Defensoria Pública do Acre alerta sobre golpes com uso do nome da instituição 

Facebook
X
WhatsApp
Threads

A Defensoria Pública do Estado do Acre tem sido alvo de golpistas que utilizam indevidamente o nome, o emblema da instituição, dados de defensores e até informações reais de processos para enganar a população, especialmente por meio do aplicativo WhatsApp. O alerta foi feito pela advogada Juliana Marques, da Defensoria, durante entrevista ao programa Se Liga com Íam Arábar.

De acordo com a advogada, os criminosos entram em contato com cidadãos utilizando números com DDD de fora do Acre, passam informações verídicas sobre processos e solicitam transferências via PIX sob a justificativa de que há valores a serem recebidos, mas que é necessário pagar uma taxa antes da liberação do suposto dinheiro.

“Golpistas têm usado os nossos emblemas, nome de defensores e também dados de processos reais para entrar em contato, principalmente através do WhatsApp, para praticar esses crimes. E aí eles fornecem dados reais, o que faz parecer ainda os fatos mais verdadeiros”, destacou.

Para combater esse tipo de crime, a Defensoria vem atuando de forma preventiva, informando o público sobre a prática dos golpes. Avisos foram fixados nas unidades e mensagens são veiculadas constantemente nas TVs internas das instituições. A população também é incentivada a registrar boletins de ocorrência sempre que for vítima ou alvo de tentativa de golpe.

Como medida adicional, a Defensoria Pública do Acre deve lançar em breve um número oficial de WhatsApp, que será o único canal válido para contato com a população em todo o estado. A iniciativa visa padronizar a comunicação e oferecer mais segurança aos usuários dos serviços da instituição.