Nesta semana, o delegado brasileiro Valdecy Urquiza, de 43 anos, foi confirmado como novo secretário-geral da Interpol, tornando-se o primeiro brasileiro a ocupar o mais alto cargo da maior organização policial do mundo.
Urquiza, que possui uma longa carreira na Polícia Federal do Brasil, assume suas novas responsabilidades na sede da Interpol, em Lyon, na França, na próxima quinta-feira, dia 7.
O nome de Urquiza foi aprovado durante a 92ª Assembleia Geral da Interpol, realizada em Glasgow, no Reino Unido. A escolha do novo secretário-geral contou com a participação de 153 dos 196 países-membros da organização. Com 96% dos votos favoráveis, Urquiza recebeu apoio de 145 nações, enquanto seis votaram contra e duas se abstiveram.
Carreira e trajetória
Natural de São Luís, no Maranhão, Urquiza é veterano na Polícia Federal, onde se destacou em operações de cooperação internacional e combate ao crime transnacional. Sua carreira inclui posições de grande responsabilidade, como Chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional e Diretor-Assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes da própria Interpol, em Lyon.
No Brasil, ele liderou o Escritório Central Nacional da Interpol e ocupou posições de destaque, como as chefias das Divisões de Cooperação Policial Internacional e de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da PF. Essas experiências o tornaram um nome conhecido no cenário internacional, com profundo conhecimento sobre estratégias globais de segurança e combate a crimes de alcance transnacional.
Valdecy Urquiza é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com especializações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sua experiência também inclui formação na Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, um dos centros de treinamento mais prestigiados do mundo na área de segurança.
Fonte: Terra