Rio Branco, AC, 29 de maio de 2024 12:23

Departamento de Inteligência Penal inaugurado no Complexo Penitenciário é inaugurado no Acre

Facebook
Twitter
WhatsApp

A nova sala do Departamento de Inteligência Penal, inaugurada nesta terça-feira, 9, no Complexo Penitenciário de Rio Branco, desempenhará um papel importante, subsidiando a coleta de informações vitais para a segurança e gestão das prisões.

As câmeras de vigilância, estrategicamente posicionadas em áreas-chave da prisão, permitem monitorar atividades, movimentações e interações entre detentos e servidores, contribuindo para identificar comportamentos suspeitos, incidentes de violência e outras situações de risco.

O espaço é preparado para fazer análise dos dados e auxiliar na identificação de líderes de organizações criminosas, o que é crucial para prevenir conflitos, controlar atividades e garantir a segurança nas instituições prisionais, facilitando a antecipação de possíveis problemas e o planejamento de medidas preventivas.

O presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Alexandre Nascimento, afirma que o departamento é um marco para a Polícia Penal e que a sala foi cuidadosamente projetada para ser um centro de excelência em análise de informação e apoio às atividades de segurança pública.

“Com a nova estrutura, seremos capazes de coordenar operações de forma mais eficiente e até prevenir o crime de maneira mais eficaz. Estamos comprometidos em utilizar todas as ferramentas; a tecnologia é o segundo pilar da nossa gestão”, diz.

O presidente agradece “a toda a equipe da Inteligência, que ficou imbuída desse projeto, que abraçou a causa e buscou todos os meios necessários para que a proposta fosse colocada em prática”.