Rio Branco, AC, 13 de julho de 2024 23:29

Deputado Federal Coronel Ulysses solicita que órgãos dos Estados Unidos apurem suposta violação dos direitos humanos pelo STF

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em uma iniciativa liderada pelo deputado federal Coronel Ulysses (União/AC), um grupo de 76 parlamentares brasileiros protocolou uma petição junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), nos Estados Unidos, buscando a apuração de alegadas violações de direitos humanos por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).

O documento, composto por 57 páginas, detalha o julgamento dos processos criminais relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023 e destaca supostas transgressões às normas da CIDH pelo STF.

A entrega formal da petição ocorreu na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, no último dia 8 de março. Coronel Ulysses e os parlamentares brasileiros foram recebidos pela secretária-executiva adjunta da CIDH, María Claudia Pulido.

A petição solicita que a CIDH investigue atos praticados pelo Estado brasileiro que possam ter ferido os direitos humanos durante os processos criminais destinados a apurar responsabilidades pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes da República Federativa do Brasil, ocorrida em 8 de janeiro de 2023.

O documento inclui a relação nominal de 104 condenados e um minucioso passo a passo do julgamento.