O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), intensifica os trabalhos da Operação Verão 2025 no interior do estado. Nesta quinta-feira, 8, os equipamentos da regional do órgão no Alto Acre foram mobilizados para atuar em Xapuri, com ações de recuperação de ramais.Máquinas do Deracre cruzam o rio rumo aos ramais de Xapuri.
As frentes de serviço, seguindo determinação do governador Gladson Camelí, iniciaram o melhoramento da Estrada de Petrópolis, que liga (liga o quê?) à Colocação Espalha. Ao todo, serão executados 60 km de serviços, incluindo limpeza mecanizada, regularização da plataforma e drenagem. Foram encaminhadas as seguintes máquinas: trator de esteira, retroescavadeira, motoniveladora, pá carregadeira e caminhão basculante.Maquinário do Deracre foi mobilizado para recuperação de ramais em Xapuri.
“Estamos seguindo determinação do governador Gladson Camelí e trabalhando diretamente para garantir melhores condições nos ramais, porque sabemos que é por eles que passa a produção dos nossos agricultores e o sustento de muitas famílias”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.
Além do Ramal Petrópolis-Espalha, também estão previstos serviços nos ramais Cachoeira (Xipamano e Chora Menino), com 30 km de extensão; Equador e Recanto Equador, com 16 km; São Miguel, com 20 km; e Dois Irmãos, com 54 km. Somente nesta etapa da Operação Verão 2025, o Deracre atuará em mais de 200 km de ramais em Xapuri. Os trabalhos, conduzidos diretamente pela autarquia, visam beneficiar produtores rurais e melhorar as condições de trafegabilidade dos ramais, que são rotas diárias para o escoamento da produção agrícola que abastece os municípios.Ramal Petrópolis e outros cinco trechos recebem melhorias em Xapuri.
Na área urbana, mais de 130 toneladas de asfalto já foram aplicadas para dar continuidade à operação tapa-buraco nas ruas. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou ainda outras obras em andamento na região, como a pavimentação da Estrada da Variante (AC-308), com previsão de entrega para julho.Avanços na Estrada da Variante AC-380 em Xapuri.
“Além dos ramais, temos outras frentes importantes em andamento, como a pavimentação da Estrada da Variante, que deve ser entregue em julho. Estamos avançando para melhorar a mobilidade e fortalecer a economia da região”, afirmou.Trabalhadores do Deracre e da Prefeitura de Xapuri realizaram serviços de recuperação asfáltica no centro da cidade.
Outro acesso ao município, a Estrada da Borracha (AC-385), que passou recentemente por operação tapa-buraco, teve as margens roçadas. Já a construção da Ponte da Sibéria, a maior obra de infraestrutura da história de Xapuri, segue em ritmo avançado, com previsão de entrega para setembro. Assessoria Secom.