×

Últimas

Detentos que vão fazer o Exame Nacional de Ensino Médio se preparam para a prova

O Exame Nacional de Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) será aplicado nos dias 16 e 17 de dezembro para 832 detentos inscritos no Acre.

O exame é uma ferramenta de ressocialização que oferece aos participantes a chance de ingressar no ensino superior ou de obter a certificação do ensino médio.

Nas unidades prisionais, muitos detentos utilizam o Enem PPL para buscar um novo caminho acadêmico. Um dos custodiados do Complexo Penitenciário de Rio Branco, por exemplo, está concluindo o ensino médio na Escola Fábrica de Asas, localizada no presídio, com o objetivo de cursar Educação Física e ser professor.

A vida escolar proporciona aos detentos a oportunidade de terem mais chances de ingressar no mercado de trabalho após a saída do sistema prisional.

A chefe da Divisão de Educação Prisional do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Margarete Frota, informou que o Enem PPL este ano volta a ser um instrumento para a certificação do ensino médio.

As inscrições para a prova priorizaram alunos e pessoas que não concluíram o ensino médio, mas solicitaram a participação via Núcleo de Atenção à Família (NAF). Os detentos que buscam apenas o acesso ao nível superior também foram inscritos. Foto: Zayra Amorim/Iapen