A Quaresma se encerra nesta quinta-feira (17), e dá início ao Tríduo Pascal — período mais importante do calendário litúrgico cristão, que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A Diocese de Rio Branco preparou uma programação intensa e repleta de significado para os fiéis, que se estende até o Domingo de Páscoa.
Nesta noite, às 19h, todas as paróquias da Diocese realizam a Celebração da Ceia do Senhor, que marca a instituição da Eucaristia. Durante a missa, acontece também o tradicional rito do Lava-pés, gesto simbólico de humildade e serviço inspirado por Cristo na última ceia com os discípulos.
Na sexta-feira (18), acontece às 15h, Celebração da Paixão do Senhor, seguida, às 17h, pela Procissão do Cristo Morto. Logo após, a emoção toma conta da Concha Acústica com a Encenação da Paixão de Cristo, que relembra os últimos momentos de Jesus.
A Vigília Pascal, considerada a “mãe de todas as celebrações”, será realizada no sábado de Aleluia, às 19h.
No domingo de Páscoa, às 5h da manhã, diversas paróquias se reúnem na Concha Acústica para a Celebração do Alvorecer, marcando com alegria a ressurreição do Senhor. Ao longo do dia, as igrejas da Diocese seguem com as missas dominicais nos horários tradicionais, encerrando o período pascal com fé e esperança renovadas.