Rio Branco, AC, 21 de novembro de 2024 18:54
d93b526f-047d-4156-8130-c3eddbb54a6a-1.jpg

Diplomatas chineses pedem exclusão de Janja em reunião com Xi Jinping após alfinetada a Elon Musk

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Após uma troca pública de alfinetadas entre a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, e o bilionário Elon Musk, diplomatas chineses solicitaram que a socióloga não participe da reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o mandatário chinês, Xi Jinping. A informação foi revelada pelo colunista Leandro Mazzini.

De acordo com Mazzini, fontes indicam que a equipe diplomática chinesa preparou um dossiê contra Janja, apontando suas “intromissões” no governo e considerando a primeira-dama uma “dor de cabeça” para os organizadores do encontro. A reunião, que deverá ocorrer após a cúpula do G20, no Rio de Janeiro, é vista com grande importância e deve ser realizada a portas fechadas, sem espaço para improvisações.

O Itamaraty já foi informado sobre o desejo do governo chinês de excluir Janja da reunião, que deve seguir um protocolo rígido, sem a participação de figuras consideradas não essenciais. A solicitação revela as tensões diplomáticas em torno da atuação da primeira-dama e seu impacto nas relações internacionais do Brasil.