O clima no Acre promete mudanças significativas nas próximas horas. Segundo as previsões, o calor predomina no início do dia em todas as regiões do estado, mas a partir da tarde, especialmente no leste e sul — que abrange as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira — o tempo fica instável, com possibilidade de chuvas a qualquer hora. Há muito alta probabilidade de chuvas fortes, acompanhadas de temporais, ventos e trovoadas.
A umidade relativa do ar nestas áreas varia entre 55% e 65% durante a tarde, subindo para índices entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos sopram inicialmente da direção norte e suas variações, passando a mudar para o sudeste e sul a partir do fim da tarde, com intensidade fraca, mas com possibilidade de rajadas moderadas.
Já no centro e oeste do estado — nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá — o tempo se mantém quente e com predomínio de sol entre nuvens. Chuvas rápidas e pontuais podem ocorrer em algumas áreas, com média probabilidade de serem fortes. A umidade do ar segue semelhante ao restante do estado.
Confira as temperaturas previstas:
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 21ºC e 23ºC, máximas entre 31ºC e 33ºC; Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 21ºC e 23ºC, máximas entre 31ºC e 33ºC; Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 21ºC e 23ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC; Sena Madureira e Manuel Urbano: mínimas entre 21ºC e 23ºC, máximas entre 31ºC e 33ºC; Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 32ºC e 34ºC; Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 32ºC e 34ºC; Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 32ºC e 34ºC.
Orientação: a população deve ficar atenta, especialmente nas regiões de maior instabilidade, devido ao risco de chuvas intensas, rajadas de vento e possíveis transtornos.