Rio Branco, AC, 8 de outubro de 2024 09:49
img_9487-1.jpg

Doutora Rejane Holanda fala sobre as principais causas do infarto e alerta para prevenção 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em uma entrevista recente ao Programa Se Liga Cidade, a cardiologista Rejane Holanda destacou a importância da prevenção ao infarto, uma das principais causas de morte no Brasil. 

De acordo com a médica, aproximadamente 30 atendimentos relacionados a infartos foram realizados na região do Juruá em apenas um mês, evidenciando a gravidade do problema.

“Pra nossa surpresa em menos de um mês, já atendemos mais de 30 infartos na região do Juruá. Então isso significa que já existia essa demanda muito grande, e realmente como não tinha o serviço lá, a gente não tinha noção da demanda que é muito grande”, disse Rejane.

A médica enfatizou que o infarto não é uma condição que afeta apenas idosos, como muitos acreditam. 

“Infelizmente não tem mais idade. A gente está atendendo pacientes de 30, 28 anos de idade infartados com AVC, com trombose. Antes a gente via que era mais em idoso, hoje não é mais”, afirmou. 

Segundo ela, iniciar atividades físicas sem a devida avaliação médica pode ser perigoso, e a simples ingestão de remédios para emagrecer não é uma solução eficaz. 

Rejane destacou que os principais fatores que contribuem para o infarto são pressão alta, diabetes, tabagismo e colesterol alto.

A cardiologista recomenda a disciplina como alimentação saudável e a realização de atividades físicas, sendo os principais fatores de prevenção às doenças cardiovasculares. Além disso, a médica alertou para a realização regular de exames médicos.

“A população precisa se conscientizar. Quando a gente fala pra um paciente que ele precisa ir para a academia, esse paciente precisa fazer exames, precisa fazer um checkup”, alertou Rejane Holanda.