A luta constante dos povos indígenas para a manutenção de suas casas, ganha mais um episódio; a preocupação com a possibilidade de suas terras estarem sob vigília de alguém que possa estar tramando contra os moradores do território Yawanawá, no interior do Acre.
Nos últimos dias moradores da região do Rio Gregório têm recebido visitas noturnas de um drone que não se sabe de onde vem, e nem qual a intensão de ali estar. O fato está deixando o povo Yawanawá preocupado com a possibilidade de ser um monitoramento das terras que eles habitam.
“É difícil falar nesse grupo, algumas vezes eu fico ouvindo as mensagens de vocês, mas uma coisa que me alertou agora de compartilhar com vocês, foi de uma situação que está acontecendo aqui na nossa aldeia né, está com dois dias, isso acontece, duas noites né, está aparecendo uns drones aqui na nossa aldeia, ninguém sabe de onde vem e pra onde vai. Porque ele é muito rápido, é só para alertar os parentes né, que hoje a gente está num mundo que ninguém pode confiar, mas num momento muito assim, de estar muito esperto né, então assim, duas noites né, eu quero falar assim, que eu com o próprio meus olhos eu vi isso acontecer, ontem aqui na Arena da Queixada.”, pontuou um morador da região que está preocupado com as visitas noturnas no drone.
Até o presente momento nenhuma autoridade local se pronunciou sobre a situação, e não há nenhuma registro recente de algum ataque ao povo Yawanawá, no interior do Acre.