Na tarde desta quarta-feira, 2, poderá ser possível ver um eclipse solar na América do Sul. Embora os nossos vizinhos do Chile e Argentina possam testemunhar um eclipse solar anular, aqui no Brasil ele será visível apenas de forma parcial.
Um eclipse solar ocorre quando a Lua está entre o Sol e a Terra, impedindo que a luz atinja alguns pontos do nosso planeta. Já o eclipse do tipo anular acontece quando a Lua se posiciona exatamente na frente do Sol, deixando o disco solar quase todo coberto, deixando-o com apenas uma borda fina luminosa à vista, lembrando de um anel.
Os eclipses solares totais acorrem a cada 18 meses e duram poucos minutos, enquanto os parciais — em que a Lua não cobre completamente o Sol — ocorrem pelo menos duas vezes por ano em algum local do planeta.
O eclipse solar parcial não poderá ser observado em todo o território brasileiro. Poderão observar o fenômeno: todos os estados da região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte dos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Não sendo contemplado o norte do país.
•Dicas de observação:
Não olhe para o Sol sem proteção! Se você estiver nos locais em que o fenômeno será visível, saiba que não é seguro olhar para um eclipse solar sem equipamentos adequados, pois isso pode causar lesões graves nos olhos. Além de ser recomendado não tentar vê-lo por lentes de câmera, binóculos ou telescópios sem um filtro adequado