O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 0,9% no terceiro trimestre deste ano. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 03, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com uma pesquisa da Reuters, a expectativa era de uma expansão da atividade econômica de 0,8% no período.
No segundo trimestre, o PIB registrou avanço de 1,4% na comparação com os três meses anteriores, em dado não revisado pelo IBGE. Em relação ao terceiro trimestre de 2023, o PIB avançou 4,0%, contra expectativa de 3,9% nessa base de comparação.
Segundo o IBGE, as altas nos Serviços (0,9%) e na Indústria (0,6%) contribuíram para essa taxa positiva, ainda que a Agropecuária tenha recuado 0,9% no período. Em valores correntes, foram gerados R$ 3,0 trilhões.
“Na Agropecuária, a diferença entre o resultado revisto e o original pode ser explicada, em grande parte, pela incorporação de novas fontes estruturais anuais do IBGE que não estavam disponíveis na compilação anterior, como a Produção Agrícola Municipal, a Produção da Pecuária Municipal e a Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura. Essas pesquisas foram incorporadas em substituição aos dados de pesquisas conjunturais” explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.