Em uma entrevista recente ao Programa Se Liga Cidade, na segunda noite da Expoacre (1), o deputado federal e médico, Eduardo Velloso, destacou a importância de se conhecer quem ou o que são os causadores das queimadas no Acre.
Segundo o deputado, o pequeno agricultor que vinha para o Acre explorar as terras e após a exploração das terras, seguia para a do lado, porém para limpar a terra ele ateava fogo, gerando bons resultados para limpeza, mas infelizmente deixando o ar poluído. Além disso, ele enfatizou a importância de conscientizar o homem do campo, que as vezes devido a desinformação ou a falta de acesso a tecnologia, não tem uma dimensão do que os atos de queimadas estão causando a longo prazo.
“Para esse ano que vem nós já estamos elocando emendas, para que esses pequenos produtores possam arar seus campos, possam recuperar as terras; Iremos doar calcário também, sendo essa uma forma de mecanização do campo, para o pequeno também, pois hoje em dia só quem tem é o grande, assim gerando essas queimadas para limpeza dos pastos, fora as queimadas acidentais e as criminosas”, afirma o Deputado.
Além disso, o deputado destacou a COP30, que será a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. O evento acontecerá em novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará.