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Educação tecnológica pode incorporar saberes indígenas e quilombolas

A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira (14), o projeto de lei que insere conhecimentos tradicionais indígenas e quilombolas na educação tecnológica.

A proposta, que agora segue para a Câmara dos Deputados, busca enriquecer o processo educacional e garantir que a expansão da educação profissional considere as necessidades regionais e sociais dessas comunidades.

Apresentado pelo senador Mecias de Jesus, de Roraima, e relatado pelo senador Paulo Paim, do Rio Grande do Sul, o projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.

A medida visa assegurar que a educação tecnológica inclua metodologias de ensino e materiais didáticos adequados, combatendo estereótipos e a apropriação cultural.

Para evitar a usurpação do conhecimento tradicional, o projeto prevê a consulta obrigatória às comunidades, garantindo que suas perspectivas sejam incorporadas ao processo educativo.

Segundo o autor da proposta, essa inclusão fortalecerá o respeito ambiental e o desenvolvimento sustentável, unindo a preparação para o mercado de trabalho com a preservação cultural.