
Em Sena Madureira, Iteracre realiza a entrega de mais de 300 títulos definitivos para famílias e representantes de igrejas
Com investimento superior a R$ 2 milhões em recursos próprios, o governador Gladson Camelí realizou, na última quinta-feira, 25, em Sena Madureira, a entrega de 305 títulos definitivos para famílias e representantes de igrejas, inscritos nos programas Minha Terra de Papel Passado e Igreja Legal. A ação foi executada pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), em parceria com a Prefeitura de Sena Madureira e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
A solenidade ocorreu na Escola Municipal Siqueira de Menezes e integrou a programação em comemoração aos 121 anos de emancipação política do município.
Durante o evento, o chefe do Executivo estadual parabenizou as equipes envolvidas e destacou a importância do programa, que garante valorização dos imóveis, além de assegurar cidadania e dignidade para famílias e instituições religiosas. “Estamos num momento de celebração dos 121 anos de Sena Madureira, e a melhor maneira de celebrar é trazendo benefícios concretos. São mais de 300 títulos entregues à população, isso representa cidadania, dignidade e condição social. Essa é uma forma de reduzirmos as desigualdades sociais no Acre”, destacou o governador Gladson Camelí.

Dos 305 títulos entregues, 275 são urbanos, destinados a moradores do bairro Bom Sucesso; 14 são rurais, beneficiando famílias do Polo Agroflorestal Elias Moreira; e 16 títulos foram concedidos a instituições religiosas. Cada documento entregue representa o reconhecimento do direito à terra e reflete o compromisso do Estado com a inclusão fundiária e o desenvolvimento social e econômico das comunidades.
Para Sandro Soares da Silva, morador do Polo Elias Moreira, receber o título definitivo representa a concretização de um sonho aguardado. “É motivo de muita alegria. Esperamos por isso há mais de 25 anos. Hoje podemos dizer com orgulho que somos proprietários. Agora a terra é nossa, de papel passado. Obrigado, governador”, disse o autônomo.

O Iteracre tem expandido o alcance da regularização fundiária em todas as regiões do estado. Somente em 2025, já foram entregues aproximadamente dois mil títulos definitivos, beneficiando moradores dos municípios de Acrelândia, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro e Xapuri.
A diretora-presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, destacou a relevância da ação e o impacto direto na vida dos moradores de Sena Madureira. “Aqui no município, o governo do Estado está entregando mais de 305 títulos definitivos. Essa ação representa um investimento de mais de R$ 3 milhões, contando com a parceria do Tribunal de Justiça, que viabilizou a integração com os cartórios, e com a colaboração direta da Prefeitura de Sena Madureira”, afirmou.

A entrega dos títulos faz parte de uma política pública que tem sido fortalecida nos últimos anos, com foco na segurança jurídica, no acesso à terra regularizada e no fomento à geração de renda, à produção rural e à valorização dos imóveis urbanos.
Com informações da Agência de Notícias do Acre.