Termina nesta quarta-feira, 7, o período de inscrições para o Programa CNH Social, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC). A iniciativa disponibiliza 5 mil vagas distribuídas entre todos os municípios do estado, destinadas à obtenção da primeira habilitação, além de adição ou mudança de categoria da carteira de motorista.
Para concorrer a uma das vagas, o interessado precisa atender a alguns critérios: estar inscrito e com cadastro ativo há pelo menos quatro meses no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), saber ler e escrever, ter 18 anos ou mais e residir no estado do Acre.
Considerado o maior programa de inclusão social já promovido pelo Detran/AC, o CNH Social é dividido em três modalidades: CNH Urbana, CNH Rural e CNH Estudantil. Cada uma possui critérios específicos, que podem ser consultados na íntegra na portaria publicada no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE), edição do dia 7 de abril, disponível no site do Detran.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Detran/AC, no endereço [www.detran.ac.gov.br](http://www.detran.ac.gov.br), clicando na aba “CNH Social” ou no banner localizado abaixo do painel de notícias.
O Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores foi sancionado pelo governador Gladson Camelí em dezembro de 2021. Desde então, mais de 12 mil pessoas já foram contempladas com a carteira de motorista gratuita. A meta do governo é beneficiar mais de 22 mil cidadãos até o fim de 2026.
Segundo o Detran, o programa tem como objetivo promover a inclusão social, facilitar o acesso ao mercado de trabalho e melhorar a mobilidade de cidadãos em situação de vulnerabilidade econômica no estado.