Escavações avançam para área central da Avenida Ceará e aceleram obra do governo no futuro Complexo Viário
A etapa de escavações para viabilizar a construção do viaduto do futuro Complexo Viário da Avenida Ceará avançou nesta sexta-feira, 24, alcançando o trecho central da intervenção. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), trabalha intensamente no rebaixamento da via no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, uma das áreas de maior fluxo da capital.Serviços de escavação a todo vapor no cruzamento das Avenida Ceará e Getúlio Vargas.
De acordo com o gestor da Seop, Ítalo Lopes, a evolução dos serviços representa mais um passo decisivo dentro do cronograma do empreendimento.
“O Complexo Viário da Avenida Ceará é um marco para a mobilidade urbana de Rio Branco. Estamos seguindo uma determinação do governador Gladson Camelí, que tem se dedicado para que essa obra avance com qualidade e segurança. Cada etapa concluída reforça o compromisso do governo com a modernização da cidade e o bem-estar da população”, ressaltou o secretário.Máquinas especializadas e trabalho ágil dos operários estão sendo essenciais para celeridade da obra.
A obra já passou por fases importantes, como desapropriações, implantação das alças de acesso e perfuração das cortinas de estacas em concreto armado para contenção das laterais da pista. Agora, avança nas escavações que permitirão o rebaixamento da Avenida Ceará.Diversos serviços como escavação, perfuração e concretagem das cortinas de estacas, assim como as vigas de transição em concreto armado, foram realizados na obra do Complexo Viário da Avenida Ceará.
Para garantir a segurança do tráfego e das frentes de trabalho, a Seop, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), mantém a interdição do trecho da Avenida Ceará entre as ruas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto. A orientação é que motoristas utilizem rotas alternativas enquanto os serviços forem executados.
Investimentos
O Complexo Viário é fruto de convênio entre o governo do Acre, por meio da Seop, e o governo federal, via Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).Complexo Viário visa criar melhores condições de mobilidade urbana no centro de Rio Branco.
O investimento total supera R$ 30 milhões, sendo mais de R$ 17 milhões provenientes de emenda parlamentar e todo restante como contrapartida do Estado. Assessoria Secom