Rio Branco, AC, 7 de novembro de 2024 13:05
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Estado e Governo Federal levam Programa de Aquisição de Alimentos à terra indígena Kaxinawá

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Equipes técnicas que compõem a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Acre (Emater) e Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), se deslocaram neste final de semana, 19, para uma missão na Terra Indígena Kaxinawá de Nova Olinda localizada às margens do Alto Rio Envira no município de Feijó.

A finalidade da atividade que terá duração de doze dias, será o encerramento do Projeto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) no Acre junto à Associação Indígena Aspakno e Akaf, que ocorre junto as populações originárias, sendo este pioneiro  no estado.

O PAA é um programa em que o Governo Federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina gratuitamente para pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e saudável e àquelas atendidas pela rede da assistência social. Atua com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar, combater a fome, promover a segurança alimentar e nutricional.

O Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), cujos recursos financeiros são oriundos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome, é operacionalizado pela CONAB no Acre.

Os projetos das Associações Aspakno e Akaf os valores somaram o montante superior a R$520.000 mil, nos quais 45 famílias comercializaram seus produtos por meio dos contratos com a Conab, garantindo renda e comercializando a preços justos de mercado. O grupo específico de mulheres nos projetos ultrapassa 70% de mulheres.

Ao todo, as famílias participantes entregaram quase 60 toneladas de alimentos. Os projetos forneceram 24 tipos de produtos dentre os quais: farinha, goma, abacaxi, mamão, banana, pimenta de cheiro, açaí, entre outros. Todos os produtos foram entregues em quatro Escolas Indígenas do governo do Estado, beneficiando cerca de 270 alunos indígenas da rede pública estadual.

O sucesso desse projeto pioneiro que teve duração de um ano foi a parceria estratégica com o governo do estado do Acre através da Emater e Seagri que trabalharam em conjunto com a Conab, atuando no apoio técnico e na Assistência Técnica e Extensão Rural durante a execução do Projeto, é o que afirma a Superintendente da Conab no Acre, Alessandra Ferraz.

Matéria e fotografia produzida pela equipe Secom.