Rio Branco, AC, 18 de outubro de 2024 03:57
img_1949-1.jpg

Estreia em Rio Branco o curta-metragem “Minha Mãe Mentiu”, um retrato comovente de uma família chefiada por mãe solo

Facebook
Twitter
WhatsApp

No dia 19 de outubro, o Cine Teatro Recreio, em Rio Branco, será palco da estreia do curta-metragem “Minha Mãe Mentiu”. Dirigido por Denise Arruda e baseado em fatos reais, o filme traz à tona a emocionante história de Diolinda, uma mãe solo do interior de Quinari que, apesar das adversidades, criou seus 12 filhos com dignidade, utilizando-se de pequenas mentiras para manter a esperança de sua família.

A história, ambientada no ano de 1996, retrata com precisão os desafios enfrentados por Diolinda, moradora do bairro São Francisco, que lutava diariamente contra o desemprego, o preconceito e a fome. A trama é contada do ponto de vista de Denise (Aymê Moura), a nona filha de Diolinda, que com apenas sete anos, sonhava em meio à pobreza que cercava sua vida. As dificuldades e o amor incondicional de Diolinda são o eixo central dessa narrativa, que ecoa a realidade de milhões de lares brasileiros chefiados por mulheres.

Dados recentes mostram que mais de 50 milhões de lares no Brasil são comandados por mulheres, sendo 11 milhões por mães solo, como é o caso de Diolinda. O curta-metragem busca homenagear essas mulheres que, muitas vezes, precisam criar estratégias, até mesmo mentiras, para proteger seus filhos das frustrações e da dureza da vida.

Denise Arruda, diretora do filme, revela a inspiração por trás do enredo.

“Minha mãe mentiu, contará a história, homenageando Dona Diolinda que irá representar muitas mães desse Brasil e diversos adultos que tiveram uma mãe como a minha, que passaram diversas situações semelhantes. Depois de adulta descobri todas as mentiras da minha mãe, estas que foram criadas para proteger a mim e aos meus irmãos” disse Denise, diretora do Curta- Metragem.

O público pode esperar uma narrativa repleta de emoções, com momentos que farão rir, chorar e refletir. O curta-metragem, financiado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo Federal, Governo do Acre e Fundação de Cultura Elias Mansour, terá exibições gratuitas. Além da estreia em Rio Branco no dia 19 de outubro, às 18h no Cine Teatro Recreio, o filme será exibido no dia 26 de outubro em Quinari, no auditório da Escola Modelos, também às 18h.

Denise Arruda, Diretora do Filme e a personagem principal da história

A entrada para ambas as sessões é gratuita, proporcionando ao público a oportunidade de vivenciar uma história universal de luta, sacrifício e amor materno.