
Ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados serão julgados pela Primeira Turma do STF na próxima terça-feira
O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados, réus do chamado núcleo 1 da trama golpista, serão julgados na próxima terça-feira (2) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde o início de agosto, monitorado por tornozeleira eletrônica. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, após o magistrado entender que o ex-presidente havia descumprido medidas cautelares, ao utilizar redes sociais de terceiros para publicar conteúdos que estavam proibidos pela Justiça.
Na semana passada, novas revelações surgiram em outra investigação conduzida pela Polícia Federal. Os agentes encontraram no celular de Bolsonaro um documento de pedido de asilo político destinado ao presidente da Argentina, Javier Milei. O material estaria salvo no aparelho desde 2024.
A defesa do ex-presidente, no entanto, alegou que o arquivo não passava de um “rascunho”, negando qualquer tentativa de fuga do país ou solicitação formal de asilo.
O julgamento de terça-feira será decisivo para definir os próximos desdobramentos do processo que investiga a suposta tentativa de golpe e o envolvimento do ex-presidente no esquema.