Exame de proficiência para registro de novos médicos é aprovado em comissão do Senado
Novos médicos em todo o país precisarão passar por uma prova nacional obrigatória, o Profimed, para conseguir o registro no Conselho Regional de Medicina.
O projeto de lei que cria esse exame foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal. A coordenação e aplicação do Profimed ficarão sob a responsabilidade do Conselho Federal de Medicina (CFM).
O Profimed alterará a Lei dos Conselhos de Medicina (Lei 3.268/1957) e será aplicado duas vezes ao ano. O exame vai avaliar conhecimentos teóricos, habilidades clínicas e conduta ética dos formandos, com base no currículo de Medicina.
O autor da proposta, senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), afirma que a medida é uma solução urgente para o que ele chamou de crescimento desordenado de faculdades sem a formação médica adequada.
A aprovação do relatório do senador Dr. Hiran (Progressistas-RR), que garante a aplicação da prova ao CFM, ocorreu com placar de onze votos a favor e nove contrários.
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou um voto em separado, sugerindo que a responsabilidade fosse do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o CFM, mas foi rejeitado.
O projeto ainda será submetido a uma votação suplementar na Comissão de Assuntos Sociais.