Rio Branco, AC, 1 de novembro de 2024 06:53
f6d16fb9-97d6-4cb9-8af5-6c56ea04f276-1.jpg

Exposição “Rios do Acre – Natureza e Futuro” une arte e preservação ambiental em Bujari 

Facebook
Twitter
WhatsApp

O artista Rafael Pinheiro, conhecido como O Caneta e Giz, realizou nesta semana uma imersiva e emocionante exposição intitulada “Rios do Acre”, no auditório do Núcleo de Educação de Bujari, interior do Acre. A mostra, composta por telas que retratam a beleza natural e a rica cultura do Acre, envolveu alunos da rede pública em uma reflexão sobre o meio ambiente, promovendo a conscientização e o diálogo por meio da arte.

As obras foram criadas a partir de diversas técnicas artísticas, incluindo o pontilhismo e o alto-relevo, cada uma revelando um pedaço da alma da Amazônia.

A trajetória de Rafael não é apenas artística, mas também ambiental. Engenheiro Florestal com experiência no Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), ele desenvolveu o projeto “Rios do Acre – Natureza e Futuro” durante suas expedições pelo interior do estado. Ao realizar vistorias de campo e estar em contato direto com a natureza exuberante dos rios, Rafael teve a ideia de transformar essas paisagens em obras de arte. 

“Um dia, durante minhas análises de projetos utilizando imagens de satélite me deparei com aquelas curvas e formas únicas do Rio Acre, no trecho próximo à cidade de Porto Acre, que me despertaram uma ideia para um quadro. Aliada aos incontáveis tons de verde da nossa floresta, à rica história do nosso estado e o processo de ocupação, pensei: isso poderia ser mais que apenas um quadro, mas sim uma série de obras retratando nossas riquezas”, disse o artista.

A exposição, que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansuor (FEM) e da Lei Paulo Gustavo, vai além de mostrar a beleza da região. Ela busca também conscientizar o público sobre os desafios enfrentados pelos rios do Acre, especialmente devido às mudanças climáticas. As secas prolongadas, cheias devastadoras e incêndios são fenômenos cada vez mais frequentes, impactando diretamente a vida dos povos ribeirinhos e a biodiversidade local. 

O objetivo de Rafael com essa iniciativa é mobilizar as pessoas para a preservação dos rios e da natureza do Acre. 

Com mais de cinco anos de experiência como artista visual, muralista e ilustrador, Rafael tem levado sua paixão pela natureza e pela cultura local para diferentes empreendimentos e residências do Acre.