
Fagner Calegário defende valorização dos policiais penais e pede criação de comissão para visitar presídios do Acre
Durante a sessão desta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Fagner Calegário (Podemos), fez um pronunciamento em defesa da categoria dos policiais penais e sugeriu a criação de uma comissão de deputados para visitar as unidades prisionais do Estado.
O deputado iniciou seu discurso destacando a presença de representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e dos policiais penais que acompanhavam a sessão. Ele propôs à Mesa Diretora que, ao final do pequeno expediente, a categoria pudesse se manifestar de forma pacífica no plenário.
A fala do parlamentar ganhou força ao mencionar a fuga de oito detentos registrada no último fim de semana no presídio de Cruzeiro do Sul. Segundo ele, o problema da segurança no sistema prisional não pode ser tratado com normalidade.
“O que está acontecendo? A gente vê que os presos fogem, mas não vemos notícias de recaptura. Não podemos normalizar essas situações. É preciso ouvir aqueles que estão no dia a dia, batendo cadeado, para entender o que realmente está acontecendo”, disse.
Fagner Calegário lembrou ainda o compromisso assumido pelo governador com a valorização da Polícia Penal e ressaltou a necessidade de estruturar melhor a categoria. “Os colegas estão aqui reivindicando melhorias, pedindo a criação de um CNPJ que possibilite buscar mais investimentos e estrutura. Não dá para fingir que nada está acontecendo enquanto eles enfrentam as dificuldades do sistema”, reforçou.
Como encaminhamento, ele sugeriu a formação de uma comissão parlamentar para visitar os presídios de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale