Leonardo Oliveira da Silva, mais conhecido como “Léo Trader”, foi condenado a 37 anos e 5 meses de prisão por praticar 25 estelionatos no Acre. O acusado, que se passava por agente financeiro da corretora XP Investimentos S/A, enganou familiares e amigos, causando um prejuízo total de R$ 5.231.541,32.
Durante o processo, Leonardo alegou que havia investido o dinheiro arrecadado em uma corretora estrangeira que posteriormente foi à falência. No entanto, ele não apresentou provas que sustentassem sua defesa, prejudicando ainda mais sua posição perante a Justiça.
Na sentença proferida em 22 de maio na 1ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco, o juiz Guilherme Aparecido do Nascimento destacou a conduta desonesta de Leonardo.
“O acusado passou a ostentar uma vida de gastos elevados, com grande movimentação de dinheiro, viagens luxuosas frequentes, constantes trocas de carros e aparelhos celulares, demonstrando sua má-fé e vontade de aferir vantagem indevida em face das vítimas, para sustentar seu estilo de vida”, disse o juiz.
Além dos prejuízos materiais, os golpes financeiros teriam causados danos psíquicos às vítimas. Essa conduta resultou na condenação por cometer o crime 25 vezes contra 15 vítimas diferentes.
A defesa de Leonardo tentou obter o direito para que ele recorresse da sentença em liberdade, mas o pedido foi negado pelo juízo.