A prisão do foragido da justiça Damião Souza de Freitas, de 37 anos, também conhecido como “Dr. Augusto”, ocorreu na noite da última sexta feira (02), na rua Raimundo Melo, no bairro Plácido de Castro, em Rio Branco.
A guarnição da Força Tática do Segundo Batalhão, obteve a informação de que no endereço mencionado, estaria um homem foragido da justiça. Após constatar a veracidade das informações, a equipe policial se dirigiu até o local mencionado para tentar efetuar a prisão do foragido.
Ao se aproximarem do endereço, o suspeito foi visto na frente do imóvel, ao perceber a presença policial, Damião correu e tentou se esconder na cozinha da casa, contudo, após o acompanhamento, os militares conseguiram deter o foragido.
Damião foi preso em janeiro deste ano, no bairro Vila Acre, no segundo distrito de Rio Branco, com ele a polícia encontrou armas munições e drogas. Na época, Damião foi encaminhado para a Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA), para prestar esclarecimentos, contudo, foi solto em seguida na audiência de custódia.
Suspeito de ser liderança e conselheiro de facção criminosa, o acusado virou alvo de investigação.
A polícia civil do Acre Deflagrou no dia 25, a operação Monte Castelo, com o objetivo de prender pessoas ligadas diretamente com o crime organizado em Rio Branco.
Dr. Augusto como é conhecido no mundo do crime, era um dos alvos a serem preso. Damião Souza de Freitas possuía um mandado de prisão em seu desfavor, pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa, expedidos pela Vara Estadual do Juiz das Garantias da Comarca de Rio Branco.
Após ser capturado pela Força Tática do 2° Batalhão, o foragido foi encaminhado para a Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA), ficando à disposição da Justiça.