O Acre será impactado pela 18ª onda polar do ano, trazendo mudanças no clima para o estado no último fim de semana de setembro. De acordo com o metereologista Davi Friale, a partir desta sexta-feira, 27, a temperatura começará a cair de forma considerável, acompanhada de ventos e chuvas que podem ocorrer a qualquer momento ao longo do dia.
“O tempo muda nesta sexta-feira, com a chegada da décima oitava onda polar ao Acre. Não vai ser frio, nem friagem mas a temperatura diminui sensivelmente e alerta para a possibilidade de temporais com chuvas fortes”, disse Friale.
Embora não seja uma friagem, as temperaturas em Rio Branco, Brasiléia e outras regiões do leste e sul do estado não deverão passar de 27ºC. Devido aos ventos, a sensação térmica será ainda mais baixa. Já no amanhecer de sábado, os termômetros deverão registrar temperaturas entre 19ºC e 21ºC, deixando o clima agradável, mas ainda sujeito a instabilidades.
No sábado, o tempo deve melhorar em Rio Branco e nas cidades do vale do rio Acre, ainda com ventos constantes, mas há chance de chuvas isoladas. No entanto, no vale do Juruá, as precipitações devem ser mais intensas e abrangentes.
Para o domingo, o calor voltará a predominar em todo o estado, com possibilidade de pancadas de chuva passageiras. Além disso, há o risco de a fumaça proveniente das queimadas na Bolívia atingir a capital acreana, caso as chuvas não sejam suficientes para dissipá-la no país vizinho.