×

Últimas

Germano Marino assume o Departamento de Promoção dos Direitos Humanos na SEASDH do Acre

Foi publicada a portaria oficial que nomeia Germano Marino como chefe do Departamento de Promoção dos Direitos Humanos na Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) do Governo do Acre.

Com mais de 20 anos de militância nas causas LGBTQIA+, Germano foi um dos fundadores do Núcleo de Direitos Humanos e Combate à Homofobia (NUDICHO) na Universidade Federal do Acre (2006), coordenador do extinto Centro de Referência LGBT e secretário executivo da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), organizadora da Semana Acreana da Diversidade e da Parada do Orgulho LGBT, hoje na sua décima nona edição.

Por quase cinco anos, atuou como assessor parlamentar da senadora Marina Silva (Rede) e, por quatro anos, assessor do deputado federal Sibá Machado (PT). Em 2008, com o lema “Por uma Rio Branco Sem Preconceito”, foi candidato a vereador em Rio Branco, recebendo cerca de 1.700 votos, numa votação expressiva e de forte impacto simbólico na época.

Em 2021, anunciou sua desfiliação do PT após quase duas décadas no partido, migrando para a Rede Sustentabilidade, com alinhamento à agenda da ex-senadora Marina Silva, sua aliada política e pessoal.

Nascido em uma família de origem humilde e pai-de-santo desde 1999, Germano é comunicador popular: levou sua voz às ruas, terreiros, movimentos sociais e instituições políticas. Frequentou terreiros de candomblé, com atuação marcada pela interseccionalidade entre espiritualidade, raça, gênero e classe. Em 2008, foi o primeiro homem gay em Rio Branco a registrar uma união homoafetiva formal, antes do direito ao casamento civil existir.

Como liderança estadual do movimento LGBTQIA+, dirigiu conselhos como o Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT, participou de fóruns penitenciários, de defesa do consumidor (Procon) e segurança pública; e contribuiu ao Ministério Público com seu papel no Centro de Atendimento à Vítima (CAV).

A chegada de Germano ao comando do departamento representa um marco político e simbólico. Ele assume um papel estratégico na Diretoria de Direitos Humanos da SEASDH, promovendo políticas públicas intersetoriais para juventude, igualdade racial, liberdade religiosa, pessoas com deficiência, idosos, comunidades tradicionais e enfrentamento à LGBTfobia, racismo e capacitismo.

 “Assumir esse lugar é reconhecer a dor, mas também a potência do nosso povo e toda uma interseccionalidade. É garantir que o Estado esteja a serviço da dignidade de todas as pessoas. Seguiremos firmes, com coragem, ouvindo, acolhendo e lutando por um Acre mais justo, plural e humano”, declarou Germano com emoção.

Sua nomeação reforça o compromisso do governo estadual com a execução de direitos humanos universais, colocando a escuta e a ação transformadora no centro das políticas públicas.