Rio Branco, AC, 17 de outubro de 2024 18:37
img_8137-1.jpg

Gestão de Julie Messias na Sema é marcada por avanços expressivos na agenda ambiental do Acre

Facebook
Twitter
WhatsApp

Julie Messias encerrou sua gestão na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) com resultados expressivos e avanços significativos na agenda ambiental do Acre. Sob sua liderança, a pasta alcançou importantes conquistas, como a redução de 74% dos alertas de desmatamento e em 45% os focos de queimadas em 2023. A secretária conduziu uma equipe técnica que atuou diretamente no campo, enfrentando desafios como enchentes e secas que afetaram o estado, nos últimos dois anos.

“Enfrentar os desafios ambientais do Acre exigiu mais do que esforço técnico, foi preciso coragem e dedicação de todos. Saio com a certeza de que avançamos na agenda ambiental, na proteção de nossas florestas e no cuidado com as pessoas que dependem delas,” afirmou Julie Messias, ao encerrar sua gestão na Sema.*

Em um dos momentos mais emblemáticos de sua gestão, Julie, mesmo tendo sua própria casa invadida pelas águas, focou em ajudar a comunidade ao abrir o primeiro abrigo destinado aos povos indígenas afetados pelas cheias. 

Nesses 1 ano e 10 meses de trabalho à frente da Sema, a gestão de Julie também foi responsável pela captação de R$ 98 milhões do Fundo Amazônia, além de outros recursos que possibilitaram projetos como a instalação de sistemas de abastecimento de água potável em cinco Unidades de Conservação (UCs) estaduais. Outra iniciativa importante foi a formação e contratação de brigadistas comunitários para fortalecer o combate aos incêndios florestais.

A regularização ambiental foi outra prioridade. Em sua gestão, houve um aumento de mais de 300% na assinatura de Termos de Compromisso Ambiental (TCA), chegando a um total de 750. Isso permitiu a implementação de mais de 250 hectares de Sistemas Agroflorestais (Safs), iniciativas que conciliam a recuperação de áreas degradadas e o incremento na renda dos pequenos produtores. 

Além disso, foram realizados em quase todos os municípios acreanos no ano passado e em 2024 mutirões de regularização ambiental com diversos parceiros, incluindo o Governo Federal.

Entre outras conquistas, a gestão de Julie Messias também promoveu a educação ambiental com ações de sensibilização em diversas cidades do estado.

A pasta sob, a gestão de Julie, também avançou no Cadastro Ambiental Rural (CAR), criou também, por meio de decreto, a Rede de Governança Ambiental – uma atuação conjunta entre o estado e municípios trabalhando em conjunto para orientar sobre os impactos da crise climática no estado, onde oportunizou o encontro de todos os secretários de Meio Ambiente municipais três encontros presenciais.

“Esses foram alguns frutos que conseguimos com muito trabalho e empenho junto aos servidores efetivos, os servidores que eu trouxe comigo e só tenho a agradecer por todos eles se se empenharam nessa lita por um meio ambiente mais saudável para todos nós”, complementou.*

Ao menos 40 produtores rurais do Acre foram selecionados e receberam valores por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), por manterem a floresta em pé. O benefício é um mecanismo financeiro que remunera agricultores familiares pelo Projeto Floresta+ Amazônia, em parceria com a Sema. 

A ex-secretária de Meio Ambiente fortaleceu ainda mais a atuação do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), por meio da consolidação e divulgação de dados, que subsidiam o governo do Acre nas tomadas de decisões, além de alimentar diariamente os veículos de comunicação e a população em geral com informações precisam e de credibilidade relacionadas ao meio ambiente com boletins da qualidade do ar, nível dos rios, focos de queimadas, alertas de desmatamento e outros. 

Foi revisado e aprovado também em sua gestão o Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-AC) para o quinquênio 2023-2027.

O PPCDQ-AC tem como objetivo reduzir o desmatamento e a degradação da vegetação nativa, bem como controlar as queimadas e os incêndios florestais, garantindo, assim, a conservação da biodiversidade e a manutenção dos serviços ecossistêmicos, mantendo um meio ambiente saudável, bem maior da sociedade do Estado. Além disso, foi iniciado também o Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Acre (Peveg).

Neste período, a Sema, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou a primeira edição do Programa Saúde na Floresta, na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) da Floresta Estadual do Antimary, entre os municípios do Bujari e Sena Madureira.

O diálogo internacional foi fortalecido, resultando em parcerias bilaterais, como as negociações com o governo da Califórnia, e visitas de representantes da União Europeia e da Áustria ao Acre.

*Trajetória dedicada ao meio ambiente*

Nascida em Cruzeiro do Sul, Julie Messias tem mais de 15 anos de experiência na agenda ambiental. Além de liderar a governança climática em Rondônia, ela ocupou cargos importantes como a Diretoria de Ecossistemas e a Secretaria de Biodiversidade no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Nos últimos anos, presidiu todas as instâncias de governança da Amazônia, representando os nove estados da região.

Em sua despedida, a gestora recebeu elogios e agradecimentos dos servidores da Sema, que reconheceram sua dedicação e os avanços alcançados durante sua gestão. Além dos servidores, a gestora recebeu o carinho expresso e reconhecimento de parceiros internacionais, e de órgãos de controle da gestão nacional.

Agora, ela deixa um legado de compromisso com a preservação e a conservação ambiental e com o desenvolvimento sustentável do Acre, abrindo caminho para que novas parcerias e projetos avancem nos próximos anos.