
Governo anuncia investimento de mais de R$ 17 milhões em uniformes escolares pelo Programa de Compras Governamentais
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Técnico (Seict), e a Secretaria de Educação (SEE), anunciou, na sexta-feira, 2, durante a Expoacre 50 anos, investimentos com incentivo à indústria acreana.
O aporte será executados pelo Programa de Compras Governamentais de Incentivo à Indústria do Acre (Comprac) no valor estimado de R$ 17 milhões investidos em uniformes escolares, um total de 150 kits que vão atender toda a rede escolar. As beneficiadas serão 40 indústrias acreanas de vários municípios, entre confecções e malharias credenciadas no programa.
O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, reforçou que o investimento fomenta a economia do estado.
“O governo assina hoje a renovação do programa que vai ofertar os uniformes escolares para os estudantes, um compromisso formado. Essa medida ao mesmo tempo fortalece também o setor da indústria de confecções e gera empregos, por meio do Comprac. É um programa de compras governamental, de incentivo à indústria, que tem o papel de conectar as compras do governo diretamente com a indústria sem atravessador”, explicou.
O secretário adjunto de Administração da Secretaria de Educação e Cultura, Reginaldo Prates, reforçou o compromisso do governo em disponibilizar kits de uniformes completos aos estudantes de todo o estado.
“Estamos realizando a renovação dos contratos. O Comprac conta com 41 empresas, essa é a nossa ação voltada para o fardamento escolar. O benefício aos alunos vem dessa parceria, que envolve a indústria local e conta com o compromisso do governador. É compromisso dele garantir a distribuição gratuita do fardamento para todos os alunos. O processo funciona assim: o estado faz o chamamento público, e nós entramos com a demanda, operacionalizando tudo por meio dessa parceria, que acaba beneficiando diretamente os estudantes”, complementou.
Expoacre vira vitrine da moda com desfile de vestiários e uniformes produzidos pela indústria acreana
Na oportunidade da assinatura, os visitantes puderam ver um pouco da criatividade e vitrine de produtos com um desfile produzidos pela indústria de confecções acreana.
O evento ocorreu no Galpão do Sebrae e contou com representantes de diversos nichos de empresários. Foram apresentados os uniformes produzidos e usados nas empresas locais e também vestiário masculino e feminino.
A presidente do Sindicato das Confecções do Acre, Raimunda Holanda, disse que o recurso do governo por meio do Comprac vai projetar as indústrias e confecções acreanas. “É uma felicidade mais esse investimento do estado. Temos as 40 indústrias que vão confeccionar os uniformes e isso fomenta o nosso setor, o produtivo”, afirmou.
Por: Agência de Notícias do Acre