Rio Branco, AC, 16 de setembro de 2024 14:53
img_4554-2-1.jpg

Governo do Acre anuncia autorização para realizar transplantes de rim na FUNDHACRE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Por meio de uma portaria divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (28), o estado do Acre foi habilitado para realizar transplantes de rim na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).

Com 540 pacientes em diálise, pelo menos 30% sejam aptos ao procedimento, de acordo com cada avaliação médica. Segundo o governador Gladson Cameli (PP), este momento representa um marco de conquista para todo o Acre.

“É com muita alegria que anunciamos um dos grandes marcos na saúde do nosso amado Acre: a habilitação da Fundhacre para realizar transplantes de rim, com a autorização do Ministério da Saúde que acabou de sair. É uma conquista de todos nós, mas, principalmente, para aqueles pacientes que dependem de máquinas para sobreviver. Quero dizer a todos que o nosso governo está empenhado em cuidar de todas as pessoas e essa autorização representa mais um grande avanço por uma saúde pública de qualidade e acessível a todos os cidadãos”, destacou Gladson Cameli.

Além da habilitação para transplante de rim, a FUNDHACRE é habilitada para transplantes de órgãos sólidos, como fígado e córnea. Entre 2006 e 2019, a FUNDHACRE possuía habilitação para transplante renal, e realizou 96 transplantes renais, mais 326 transplantes de córnea e 86 transplantes hepáticos, totalizando 508 procedimentos.