
Governo do acre, por meio da SEICT, se prepara para Expoalimentaria 2025 com apoio da Adex
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e a Associação de Exportadores do Peru (Adex) alinharam na última sexta-feira (29), em Lima, a participação do estado na Expoalimentaria 2025, a maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, que será realizada em setembro.
A reunião, realizada na sede da Adex, discutiu a presença de produtos e empresas acreanas no evento, além de estratégias de promoção de negócios. Também participaram a Agência de Negócios do Acre (Anac), o Sebrae e as federações empresariais ACISA e o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre.
Segundo Assurbanípal Mesquita, titular da Seict, cerca de 56 empresas acreanas deverão expor seus produtos na feira, com apoio do Sebrae para integrar uma comitiva de 40 empresários. A iniciativa faz parte de um calendário de promoção do setor produtivo acreano em feiras internacionais, incluindo eventos na Bolívia.
“Essa estratégia de promoção de negócios tem sido uma orientação do governador Gladson Cameli. A cada edição, mais empresas formalizam negócios internacionais, mostrando que a busca por novos mercados é um caminho para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, afirmou Mesquita.
A Expoalimentaria reúne participantes de mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, China, México e Argentina, funcionando como uma grande vitrine para empresas de diversos setores. Durante o encontro, também foram discutidas ações de promoção da Rota Quadrantes Rondon e da conexão do Acre com o Porto de Chancay, via Carteira Sur, e o trajeto Cruzeiro do Sul-Pucallpa.
Edgar Vásquez, diretor da Adex, destacou que a participação do Acre enriquece o evento e reforça a integração entre Brasil e Peru. “Isso confirma o potencial do estado em se posicionar como elo estratégico, fortalecendo o comércio bilateral e dando visibilidade internacional à produção acreana”, afirmou.
Além da Seict e da Anac, a missão empresarial contará com participação do Sebrae, da Fieac, Fecomércio-AC, Federacre e Faeac. As empresas locais que receberão apoio do governo serão selecionadas por meio de edital de chamamento público, a ser divulgado em breve.
Sobre a Adex
Fundada em 1973, a Adex é uma das principais entidades empresariais do Peru, representando exportadores, importadores e prestadores de serviços com suporte estratégico em gestão internacional. A associação conta com 23 comitês setoriais e o Centro de Pesquisa em Economia e Negócios Globais (CIEN), atuando na geração de empregos, desenvolvimento e projeção do país no cenário mundial.