Rio Branco, AC, 17 de outubro de 2024 16:39
img_1973-1.jpg

Governo do Acre realiza 93º transplante de fígado com apoio interestadual

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em uma missão marcada pela colaboração entre estados, o governo do Acre garantiu, no último dia 3 de outubro, a realização do 93º transplante de fígado na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). 

O órgão foi captado em Rondônia, através de uma ação conjunta entre a Fundhacre, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e com o apoio do governo rondoniense.

A operação iniciou-se às 4h da manhã, quando a equipe médica embarcou em uma aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), partindo de Rio Branco para Porto Velho. O órgão foi captado no Hospital João Paulo II e, após três horas e meia de cirurgia, seguiu de volta ao Acre. A última etapa do transporte foi realizada por helicóptero, garantindo o rápido deslocamento do fígado e a viabilidade do transplante.

O comandante Jonas Pereira, responsável pelo voo, destacou que foi a primeira missão do Ciopaer utilizando um avião de asa fixa. O secretário de saúde do Acre, Pedro Pascoal, também ressaltou o sucesso da ação, reforçando a importância da cooperação entre os estados.

“A Sejusp, em nome do Coronel Gaia, atendeu prontamente o nosso chamado e disponibilizou as aeronaves para a captação desse órgão e o transporte o mais rápido possível desse fígado para as dependências próximas da Fundação. São as instituições unidas, trabalhando de forma articulada, integrada, para salvar a vida dos pacientes, como determina o governador Gladson Cameli” disse Pascoal.

A Fundhacre, único hospital transplantador do Acre, realiza três tipos de transplantes: fígado, rim e córnea, totalizando 521 procedimentos até o momento. A instituição se tornou referência nacional, alcançando recorde de transplantes de córnea em 2024. A parceria com Rondônia, maior doador de órgãos da região Norte, tem sido essencial para salvar vidas em ambos os estados.