×

Últimas

Governo do Acre reforça compromisso com a governança climática em Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de Agricultura (Seagri), participa do Fórum de Líderes Locais da COP30 (Local Leaders Forum), evento coorganizado pela Presidência da COP30 e pela Bloomberg Philanthropies, realizado entre os dias 3 e 5 de novembro, no Rio de Janeiro.

A iniciativa reuniu prefeitos, governadores, gestores e líderes subnacionais de diversas partes do mundo para debater soluções climáticas locais e o papel estratégico de estados e municípios no cumprimento das metas globais de redução de emissões e ações de enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas.Governo do Acre reforça compromisso com a governança climática em Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro.

Representando o governo do Acre, participaram do evento o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, a secretária adjunta da Sema, Renata Souza, e o secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo.

Também representaram o Acre, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o vice-prefeito Alysson Bestene e a secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedile.

A comitiva acreana participou, na segunda-feira, 3, da Assembleia Geral da Coalizão Under2, rede global que reúne governos estaduais e regionais comprometidos com a descarbonização e a ação climática.Comitiva acreana participou da Assembleia Geral da Coalizão Under2, rede global que reúne governos estaduais e regionais comprometidos com a descarbonização e a ação climática.

Durante o encontro, foram debatidas as perspectivas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada na próxima semana, em Belém (PA), e os desafios e oportunidades para os governos subnacionais ampliarem o acesso a financiamento climático e implementarem soluções sustentáveis em seus territórios.

O secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo, destacou a importância de incluir a agricultura nas discussões dentro das estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas.

“Estamos aqui para reforçar a necessidade de investimentos em tecnologia e assistência técnica, para apoiarmos nossos produtores rurais na transição para uma agricultura regenerativa e uma pecuária sustentável, que conciliam produção, conservação ambiental e desenvolvimento econômico”, destaca o gestor.No encontro, foram debatidas as perspectivas para a COP30 e os desafios e oportunidades para os governos subnacionais ampliarem o acesso a financiamento climático. Foto: cedida

Representando o governador Gladson Camelí, o secretário Leonardo Carvalho, ressaltou que o Acre tem se posicionado como referência ao longo dos últimos 15 anos, com a consolidação do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa) e estratégias de redução do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa.

Entre os avanços citados, destacou o fortalecimento do Sisa com a atualização das salvaguardas e da estratégia da repartição de benefícios do programa de REDD+ Jurisdicional do Acre, bem como os bons resultados no cumprimento das metas assumidas do Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ), que neste ano apresentou uma redução na taxa de desmatamento na ordem de 27,62% em comparação com o mesmo período do ano passado. Assessoria Secom.