×

Últimas

Governo realiza capacitação com palestrante de renome nacional para orientar profissionais da mídia sobre diversidade e inclusão

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEASDH) em parceria com a Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM) e o apoio do Ministério Público Federal (MPF/AC), realiza nesta quinta-feira, 30 de outubro, o Letramento “Direitos Humanos e Comunicação”.

O evento, direcionado a jornalistas, radialistas e profissionais da imprensa acreana, ocorre a partir das 8h da manhã no Auditório do Hotel Nóbile, em Rio Branco, com o objetivo de fortalecer a comunicação ética, humanizada e comprometida com a diversidade e o combate à discriminação.

O encontro contará com a palestra da Dra. Luanda Pires, especialista em Direito Antidiscriminatório e referência nacional em comunicação inclusiva. Na ocasião, serão discutidos conceitos, boas práticas e reflexões sobre o papel da mídia na construção de uma sociedade livre de preconceitos.

O foco principal do letramento é reduzir estigmas, preconceitos e violências contra a população LGBTQIA+, estimulando uma comunicação mais justa, plural e empática.

A relevância do evento foi destacada por Germano Marino, chefe da Divisão de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTI+ da SEASDH.

“A forma como comunicamos define como a sociedade enxerga as pessoas. A imprensa tem um papel fundamental na desconstrução de estereótipos e na promoção de uma cultura de respeito e inclusão”, disse Germano.

Além dos profissionais da comunicação, o evento aguarda a presença do governador Gladson Cameli para a abertura oficial, bem como de representantes do Sindicato dos Jornalistas do Acre, conselhos estaduais ligados à SEASDH, estudantes e gestores públicos.

O evento também visa fortalecer a formação continuada dos profissionais, alinhando o trabalho jornalístico aos princípios de direitos humanos, diversidade e combate à discriminação.