×
Imagem destaque

Últimas

Hemoacre reforça pedido por doadores do tipo O

A necessidade de sangue tipo O, tanto positivo quanto negativo, tem crescido nas últimas semanas, e os estoques estão em níveis críticos. A demanda por esse tipo sanguíneo é constante e vital em diversos tipos de atendimento, o que torna os doadores deste grupo especialmente importantes.

O tipo sanguíneo O- (negativo) é considerado doador universal de hemácias, podendo ser utilizado em transfusões para pacientes com qualquer outro tipo sanguíneo – A, B, AB ou O, tanto positivos quanto negativos. Essa característica o torna essencial em casos de emergência, quando não há tempo para realizar a tipagem sanguínea do paciente, além de ser o mais seguro para recém-nascidos e amplamente utilizado em tratamentos oncológicos.

Já o tipo O+ (positivo), que é o mais comum na população brasileira, pode ser transfundido em pacientes dos tipos A+, B+, AB+ e O+. Mesmo sendo mais frequente, a alta demanda também pressiona os estoques.

As instituições reforçam a importância de manter a regularidade nas doações.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde:

Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano; Mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes por ano.

Com a proximidade de feriados e o aumento de atendimentos hospitalares, os bancos de sangue reforçam o pedido: doadores do tipo O, sua contribuição é urgente e salva vidas.